sábado, 9 de janeiro de 2010

Vale R$ 10,00.

Algumas pessoas andam me pedindo dicas de cds. Outras me perguntam como é que eu consigo comprar cds bons e baratos. Para quem não sabe, eu sou um ávido comprador de cds baratos. Para mim, o cd barato é aquele nacional de até R$ 9,90 e internacional de até R$ 14,90. Não posso ver uma banquinha de cds baratos que eu corro para garimpar. Uma das minhas principais fontes nos últimos anos foi as Lojas Americanas. Hoje eu resolvi fazer uma lista de dez cds nacionais imperdíveis que eu comprei nas Lojas Americanas por R$ 9,90 cada. Acho que vocês não deveriam deixar passar batido:
1 - Léo Jaime - Sessão da Tarde (1985)
Não é coletânea, mas a impressão ao ouvir o cd é a de que você está diante de uma. Só tem clássicos do Leo Jaime. São dez músicas, dentre elas "As sete vampiras", "A Fórmula do Amor", "A vida não presta", "Solange" (versão para So Lonely do The Police, que contou, nesta gravação, com os Paralamas do Sucesso como banda de apoio e Paula Toller no backing vocal), "Só". Grande parte dessas músicas decorreu do repertório do João Penca (grupo do qual leo Jaime foi fundador). Fazendo as contas, dá R$ 1,00 por música. R$ 1,00 para escutar Solange na maior altura, quantas vezes você quiser. Compra e se divirta. "Alguém sabe o que é ficar em casa só e chapadão, olhando pela madrugada o Poltergeist da televisão?". Atenção: este disco vicia.
2 - Kid Abelha e Os Abóboras Selvagens - Educação Sentimental (1985)
Um grande disco de rock nacional dos anos 80 que não ficou datado. Se vocês escutarem hoje, vão achar atual. É a obra prima de Leoni, que imagino tenha se inspirado no romance homônimo de Gustave Flaubert (também autor de Madame Bovary). O álbum traz canções atemporais. Todas construídas com simplicidade e conteúdo. São, ao mesmo tempo, força bruta e delicadeza. Nenhuma daquelas do Kid Abelha que vocês não aguentam mais. Todas soam frescas como se o disco fosse lançado hoje. E todas se conectam de alguma forma na urgência de Leoni em aprender a viver seus sentimentos. Assim como no romance de Flaubert, em que o autor francês narra uma relação platônica entre um jovem e uma mulher mais idosa. Uma aula de relacionamento por R$ 9,90, fora a poesia. Aqui segue apenas uma prévia: "Talvez eu tenha ganho mais que tenha dado, mas contas de amor sempre dão errado." Atenção: Kid Abelha com Leoni é outra banda. Sem Leoni, eu nem escuto.
3 - Os Paralamas Do Sucesso - Os Grãos (1991)
"Os Grãos" foi o maior fracasso comercial dos Paralamas do Sucesso, tendo vendido cerca de 100.000 cópias desde o seu lançamento em 1991. No entanto, na minha opinião, é o melhor disco da banda. Não tem nenhum hit, talvez culpa da péssima recepção do álbum pela crítica da época. Mas o disco traz o melhor instrumental da banda, com arranjos ousados e criativos, que introduzem elementos eletrônicos e samplers e exploram tendências de vanguarda do rock à época, além de outras sonoridades do reggae. Além disso é, sem dúvida, o melhor trabalho de Herbet Vianna como letrista. Poderia, muito bem, ser um livro de poemas. Herbert construiu imagens lindas como: "Gotas de amor sobre as feridas / Como um bálsamo ..."; "Sob o céu frio e cinza / Um impasse e poucas opções / Não há rosas no jardim / E há tempos não se ouvem os rouxinóis." ; "Não adianta / Vizinhos, polícia / Não vai voltar / O tempo, os dias / Em que tudo ainda estava no lugar / Abra os braços, abrace o que sobrar". Nâo percam ainda, a versão em português para Trac Trac (do argentino Fito Paez) e a mais bela canção dos Paralamas: Tendo a Lua. um reggae bluseiro em que Herbert encaixou uma das mais lindas constatações que eu já ouvi: "Tendo a lua aquela gravidade aonde o homem flutua / Merecia a visita não de militares, mas de bailarinos e de você e eu." As vezes eu estou dirigindo, ou no avião, e simplesmente paro para pensar nesta frase.
4 - Os Paralamas do Sucesso - O Passo do Lui (1984)
Aproveitando o gancho dos Paralamas, este sim, no estilo coletânea. "Óculos", "Meu Erro", "Romance Ideal", "Fui Eu", "Ska", "Me Liga". Clima de festa do início ao fim. Disco "obrigatório" em qualquer discoteca de rock nacional. Todo mundo teve este disco em 1984. É o melhor disco de ska já feito no Brasil.
5 - Ultraje a Rigor - Nós Vamos Invadir Sua Praia (1985)
Talvez o disco mais tocado do Brasil em 1985. Trata-se do disco de estréia do Ultraje a Rigor, que do ponto de vista de hits, acho que a banda reuniu todos os hits em potencial logo no primeiro disco e foi daqui para pior. (eu gosto do Ultraje, mesmo nos últimos trabalhos, mas reconheço que está longe do que representou este disco). Mais um que parece coletânea (e não é, acreditem): "Nós Vamos Invadir Sua Praia"; "Rebelde Sem Causa"; "Mim Quer Tocar"; "Zoraide"; "Ciúme"; "Inútil"; "Marylou"; "Eu Me Amo"; "Independente Futebol Clube"
Nota: Este eu não comprei, pois já tinha uma coletânea do Ultraje com todas as músicas desse cd. Mas se não fosse isso, teria comprado.
6 - Engenheiros da Hawaii - A Revolta dos Dândis (1987)
Ok. Eu admito que em termos musicais, as gravações dos anos 80 dos Engenheiros ficam muito aquem daquelas feitas pelas bandas do Rio e de São Paulo. Por isso eu sempre preferi as gravações mais recentes dos Engenheiros (os milhares de "ao vivos" e "acústicos" que fizeram nos últimos anos, mudando apenas as letras de algumas músicas). Mas não há como negar que um disco em que estão reunidas "Terra de Gigantes", "Refrão de Bolero", "Infinita Highway" e "Filmes de Guerra, Canções de Amor" merece lugar em qualquer discoteca de rock nacional.
7 - Lulu Santos - O Último Romântico (1987)
Agora sim estamos falando de uma coletânea. Mas infelizmente é o melhor disco disponível no mercado (em cd) que contém as gravações mais clássicas do Lulu Santos. Eu considero o Lulu um dos músicos mais influentes do rock nacional, sendo, sem dúvida, um dos maiores criadores de melodia. Guardadas as devidas proporções, é o nosso Paul McCartney. (Nossa, ficou ruim isso pro Paul né, sendo comparado ao Lulu Santos...). Enfim, além de todas aquelas que provavelmente a sua mãe decorou (De Repente Califórnia, Um Certo Alguém, Tão Bem, etc...) a que eu mais gosto e escuto é a última faixa: "Tudo Com Você". "Eu quero tudo com você...". O riff de guitarra é sensacional!
8 - Tim Maia - Disco Club (1978)
O único artista brasileiro capaz de competir, em termos técnicos, com os artistas de R&B e disco americanos fez este disco maravilhoso em 1978. Como o próprio Tim gostava de ressaltar, com o repertório ideal: "metade esquenta-sovaco, metade mela-cueca". Entretando, o que eu gosto mesmo é da metade "esquenta-sovaco" deste disco, que começa com "A Fim de Voltar" (... mas eu tenho um certo receio ...) e segue com "(Pneu Furou) Acenda o Farol" e "Sossego". Nenhum disco brasileiro até hoje, na minha opinião, chegou tão próximo a Barry White, Stevie Wonder e Cia. Arranjos de metais e cordas. Deve ser show no vinil, mas não percam enquanto o cd está por aí a R$ 9,90.
9 - Titãs - Cabeça Dinossauro (1986)
Por R$ 9,90 você estará levando o disco mais conceitual já produzido por uma banda nacional. É basicamente um disco de punk rock, mas, como se trata de Titãs, tem também o reggae, clássico da banda, "Família", e funks, como "Bichos Escrotos", que teve a execução proibida na época do lançamento do disco. As letras criticam de modo direta a atuação do Estado e os pilares da sociedade brasileira. Em 1997, a revista Bizz elegeu Cabeça Dinossauro como sendo o melhor álbum de pop rock nacional. Não dá para não ter em casa. (Dica: álbum de estudos. É tão essencial quanto ter um dicionário em casa. Você pode não gostar, mas tem que conhecer.)
10 - Legião Urbana - Legião Urbana (1985)
É o primeiro disco da Legião. Não tem Pais e Filhos. Não tem Faroeste Caboclo. Não tem Eduardo e Mônica. Mas é a mesma sensação de ouvir The Smiths entendendo a letra. E o que eu particularmente gosto neste disco são os arranjos de guitarra. Linhas melódicas muito simples, mas originais e que marcam todas as músicas. Além disso, é um disco menos afetado e mais agitado. Daqueles bons de dançar no final da noite na Obra, com a pista vazia e duas ou três pessoas se esguelando para gritar mais alto que os alto-falantes: "...tire suas mãos de mim, eu não pertenço a você...".
Curiosidade: 8 dos 10 álbuns aqui citados foram lançados originalmente entre 1984 e 1987, sendo que destes, 5 foram produzidos por Liminha.

9 comentários:

  1. acho que o unico que me agrada eh o kid abelha, mas tambem tenho amor as promoçoes da amreicanas... nunca saio de la sem um cd ou dvd ( que custam entre 9,99 e 12,99)...

    ResponderExcluir
  2. Desses ai, eu compraria O Passo do Lui, Nós Vamos Invadir Sua Praia e o do Tim Maia.

    Eu já comprei uns CD's nessas garimpadas nas Lojas Americanas. O que eu mais gostei foi um da Billie Holiday.

    ResponderExcluir
  3. opa,ha controversias quanto ao item quatro,especialmente na citacao "o melhor disco de ska feito no brasil"..eu e acredito que vc poderiamos pensar em colocar o Churraskada do Skuba ao lado do Paralamas hein?hahah
    de qualquer forma estarei pela decima edicao do big brother carnavalesco em ouro pretolia..se a globo pode,porque nao a gente?

    ResponderExcluir
  4. sua lista tem um carater que o ed motta ressalta nas suas entrevistas..qualquer coisa feita depois de 85 precisa passar por uma analise criteriosa pra ser deitada na bandeja...

    ResponderExcluir
  5. Adorei a lista, Édio! Gosto muito de quase todos os álbuns que você citou. Sou fã de rock nacional, adoooooro! E ó, "Tendo a lua" também é uma das minhas favoritas dos Paralamas. Como arrumar gavetas e não cantarolar: "eu hoje joguei tanta coisa fora/ eu vi o meu passado passar por mim..."? Ha, e O Passo do Lui é fantástico, injeção pura de ânimo na veia, adoro!

    Legião na Obra com dois gatos pingados? Nunca presenciei não, mas deve ser bão demais!

    ResponderExcluir
  6. Vc elogiando Legião foi inédito pra mim...mesmo se tratando do primeiro disco deles..

    ResponderExcluir
  7. Fiquei emocionado com o seu porre de Vodka. Hahahahahaha

    ResponderExcluir
  8. Concordo com o que falou sobre Os Grãos: o melhor disco dos Paralamas, com arranjos muito bons. Recomendo.

    ResponderExcluir