terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Mr. Rude

A vida, não raras vezes, nos surpreende com oportunidades e situações que não pareciam possíveis nem mesmo em nossos mais distantes sonhos. Em 1997 eu tinha 14 anos e era um gordinho feliz que viu a propaganda de um cd no SBT (ou na Band) chamado Skabrasil. Gostei imediatamente das músicas que ouvi na televisão e comprei o cd nas Lojas Americanas. Não sabia o que era ska, mas aquele som soava novo e parecido com Paralamas do Sucesso e Skank, duas das bandas que eu mais gostava na época. Quando cheguei em casa, viciei no cd. E descobri o universo ska. De todas as bandas que o cd trazia, a que mais gostei foi o Mr. Rude, especialmente "Patrulha Noturna", que só muito mais tarde descobri ser uma versão (a música original é dos Paralamas do Sucesso). Depois, comecei a curtir as outras, como Apesar de Tudo e Oh Não. Lembro que nessa época também eu tinha acabado de ganhar a Fernanda (nome da minha primeira guitarra... que não era Fender e sim Fernandes) e eu, o Leo e o Diogo íamos para Lagoa Santa nos finais de semana, promovendo os primeiros encontros do que depois seria o Silent Bob. Numa dessas, empolgamos tanto com Apesar de Tudo que acabamos gravando um clipe da música. Queria rever essa fita! Naquele dia eu fui andar na bicicleta do Leo e devido ao meu peso, acabei literalmente fodendo a bicicletinha e quebrando a corrente. Isso aparece no nosso clipe. O esquema era tosco. Dávamos play na música e na filmadora ao mesmo tempo. Depois, era pause na música e nova cena. Bem, depois disso eu fui pros EUA, conheci muitas outras bandas de ska que faziam sucesso por lá na época, conheci o Yan, formamos a banda (com muitas influências de ska) e o Mr. Rude continuava, na minha cabeça, a melhor banda de ska do Brasil! Mesmo já tendo sido extinta. Já com a banda formada, nos idos de 2001, não sei de onde o Yan foi convidado para tocar em um projeto novo em BH, de ska, do Luciano. Quem é Luciano? Mais conhecido como Tristão, trata-se do bateirista e mentor intelectual do Mr. Rude. Ou seja, é quase dizer que o Yan participou do que seria uma "remontagem" do Mr. Rude. E, numa dessas, me chamou até pra eu ir ensaiar com eles! Imagina! Esse projeto ficou conhecido como Inflamável, e era um dos shows que eu mais gostava em BH. O Tristão é um mestre do ska. Lembro do Yan contando os casos do Tristão, que morava com a mãe e guardava uma das melhores discotecas da cidade em sua casa, além de dirigir um indefectível Prêmio cinza, sempre sem gasolina. Depois disso, o Tristão passou a fazer, de alguma forma, parte da nossa vida "musical", até aparecendo pra ajudar nas gravações do SBJJ no estúdio do Cleso, ocasião em que, segundo ele, nossas músicas fariam parte de uma coletânea de ska que estava sendo preparada em São Paulo. Conhecemos também o Elias, baixista do Mr. Rude, com a sua banda Supermodel, que ensaiou uma época no mesmo estúdio que a gente. Bom, no Inflamável, o Yan conheceu o Marcelo, e entrou para o Impar. O Tristão foi expulso da sua própria banda (Inflamável) e finalmente parece que se deu bem com o próprio negócio ao monta a boate (segundo quem foi, gay) Velvet, depois de muitos apuros. O Elias deve ser design de web site, como todo cara que quer ainda ser músico depois dos 40 anos. E o Mr. Rude vive em minhas melhores recordações, e eu ainda hei de vê-los ao vivo. Confiram:
O Incrível Homem-Âncora (Impar):http://br.youtube.com/watch?v=jo2TCubbtxM
Obs.: Segundo a lenda, o Marcelo, do Impar fez essa música inspirado pelo Tristão. O Yan pode confirmar a história.

7 comentários:

  1. Meio rancoroso esse post. Se alguém ainda tiver um vídeo cassete funcionando, talvez dê pra ver esse vídeo da fase embrionária do Silent Bob.

    ResponderExcluir
  2. Edinho, seria a saminha uma quarentona precoce? Já que ela é web design... rs

    ResponderExcluir
  3. Quem disse que não?! Ela até já tocou piano... hahaha

    ResponderExcluir