sábado, 13 de dezembro de 2008

Pedindo Desculpas: uma lição em três passos.

17Quando caiu em si, disse: ‘Quantos empregados de meu pai têm abundância de pão, enquanto eu pereço aqui de fome! 18 Levantar-me-ei e viajarei para meu pai e lhe direi: ‘Pai, pequei contra o céu e contra ti. 19 Não sou mais digno de ser chamado teu filho. Faze de mim um dos teus empregados.”20 Levantou-se assim e foi ter com seu pai. Enquanto ainda estava longe, seu pai o avistou e teve pena, e correu e lançou-se-lhe ao pescoço e o beijou ternamente. 21 O filho disse-lhe então: ‘Pai, pequei contra o céu e contra ti. Não sou mais digno de ser chamado teu filho. Faze de mim um dos teus empregados.’ 22 Mas o pai disse aos seus escravos: ‘Ligeiro! Trazei uma veste comprida, a melhor, vesti-o com ela, e ponde-lhe um anel na mão e sandálias nos pés. 23 E trazei o novilho cevado e abatei-o, e comamos e alegremo-nos, 24 porque este meu filho estava morto, e voltou a viver; estava perdido, mas foi achado.’ E principiaram a regalar-se. (Lucas 15:17-24)
Nos últimos dias tenho pensado muito sobre o tema "desculpas" em todos os seus aspectos. Não sei por qual motivo não tem saído da minha cabeça. Por isso, resolvi compartilhar com os amigos alguns pensamentos sobre o assunto. Uma das frases que eu mais ouço todos os dias é "errar é humano". Confesso que muitas vezes eu me irrito com certas pessoas que cagam e vem depois dizer... "desculpas", "errar é humano". Não foi Platão quem primeiro constatou que "errar é humano". Aposto que mesmo a Grécia antiga, dos homens de bem, era infestada pelos idiotas do dia-a-dia que erram de propósito, por não se importarem em acertar. Mas, com certeza, foi Platão quem deixou na história: "Errar é humano, mas também é humano perdoar." O fato é que muitas vezes erramos. E quando erramos, magoamos as pessoas que amamos, prejudicamos os outros, e isso afeta toda a nossa vida. A verdade é que nossos atos são todos coordenados. E quando erramos, passamos a gerar uma série de atos "falhos", oriundos do "erro". E não há outro meio de consertá-los senão pedindo desculpas. Por isso, pedir desculpas é um dos atos mais importantes de um ser humano. O pedido de desculpas implica em três etapas: 1) Reconhecer o erro; 2) Estar arrependido; 3) Fazer (ou deixar de fazer) alguma coisa para amenizá-lo. Em todo caso, o pedido tem que ser sincero para surtir efeito. Muitas vezes, o pedido de desculpas pode ocorrer muito tempo depois da ação, que é o tempo que precisamos para percebermos o erro, ou nos arrependermos ou estarmos prontos para consertá-lo. Não importa, em nenhum caso, como o outro irá reagir, isso não está nas nossas mãos. Entretanto, percebido o erro, é importante agirmos com rapidez para amenizar seus efeitos, seja em nós ou nos outros. Todos se beneficiam do pedido de desculpas. Tenham certeza que é a coisa certa a ser feita. Por isso selecionei o trecho acima, em que Lucas narra a conhecida parábola do Filho Pródigo. Percebam que a lição bíblica reproduz os três passos: o filho reconhece que errou ("Quando caiu em si, disse: ‘Quantos empregados de meu pai têm abundância de pão, enquanto eu pereço aqui de fome!"); demonstra arrependimento ("Levantar-me-ei e viajarei para meu pai e lhe direi: ‘Pai, pequei contra o céu e contra ti. 19 Não sou mais digno de ser chamado teu filho. Faze de mim um dos teus empregados.”) e agiu ("Levantou-se assim e foi ter com seu pai."). Como este blog ainda é basicamente sobre música, selecionei uma do Elton John, em que ele canta "desculpa parece ser a palavra mais difícil". O perdão, é claro, não depende de nós, mas é difícil não perdoar, quando sabemos que nós também erramos. Lembrando São Francisco de Assis, "é perdoando que se é perdoado". Não se preocupe com o perdão antes de pedirem as desculpas.
Sorry seems to be the hardest word: http://br.youtube.com/watch?v=rJ1tBYV1cgU
Ah, esqueci. Não acho que devemos pedir desculpas a toa, por qualquer motivo bobo. Isso desvaloriza nossas desculpas quando elas realmente forem necessárias.

11 comentários:

  1. taí um cara que deve ter feito uma merda muito grande.

    ResponderExcluir
  2. Edinho fez esse post só pra deixar os leitores curiosos.

    ResponderExcluir
  3. eu naun entendi kd a banda no post... edio ta precisando de outro blog

    ResponderExcluir
  4. Lembra do show do Leo Jaime né? Então... é mais ou menos a mesma coisa.

    ResponderExcluir
  5. Lembro-me, certa feita, de vc me falando isso: que perdoar é ato unilateral, não depende do outro. Você estava e está certo, mas a sensação de perdoar sem ser perdoado deve ser das piores... rs

    Bjos!

    Ps.: Dps desse comentário o povo vai achar que o post foi pra mim... então, Edinho, eu te perdoo! hahaha

    ResponderExcluir
  6. eu to começando a achar que esse post sobre desculpas era ja pra gnt perdoar o fato de eles terem abandonado o blog!

    ResponderExcluir