segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Beatles no Brasil - Get Back Tour 2009

E se os Beatles resolvessem sair hoje em uma turnê mundial, qual seria o set list dos shows? Qual seria a música de abertura? E a de encerramento? Ontem a noite me surgiu essa pergunta durante o show do Jerry Lee Lewis. É que as vezes eu fico pensando. Como é que uma banda com tantos sucessos prepara um set list? Um set list que, ao mesmo tempo, agrade a todos os fãs (ou seja, que garanta que você vai ouvir a sua música favorita), e que ainda mantenha o show aceso, procurando mesclar músicas agitadas e baladas - de todas as fases - sem deixar com que o show pareça cansativo, ou longo (o show teria aproximadamente 90 minutos), e ainda deixar os fãs se perguntando qual será a próxima música, aguardando o melhor para o final. Os Beatles, na qualidade de banda de rock mais cultuada do mundo, seria, dentre todas as bandas, a que teria maior dificuldade em montar o repertório, já que, ao longo de sua trajetória, passaram dos covers para o iê-iê-iê, para a psicodelia e para o pop, tudo com a mesma popularidade e qualidade. Além disso, pararam de se apresentar ao vivo no auge da carreira. Nesse caso, muitas músicas nunca foram sequer apresentadas ao público em shows. Some-se a isto o fato de que, depois do fim dos Beatles, todos os seus integrantes fizeram sucesso em carreira solo, e o repertório do show deveria contemplar pelo menos uma música do repertório individual de cada um deles, o que demonstraria que todos são, individualmente, bem sucedidos e não dependem da fama de "ex-Beatle". Por fim, o repertório deveria conter um toque de modernidade, para mostrar que as músicas dos Beatles se mantém atuais. Eis a minha sugestão de repertório, considerando tudo o que foi dito:
1. Day Tripper 2. Come Together 3. Don´t Let Me Down 4. Back In The USSR 5. Get Back
  • As primeiras cinco músicas deixam claro que estamos em um show de rock. Os arranjos de guitarra seriam vigorosos, e a banda demonstraria que está com força total e atenta aos dias de hoje.
6. A Hard Day´s Night 7. All My Loving 8. Can´t Buy Me Love 9. Ticket To Ride
  • Na sequência, um tributo obrigatório aos primórdios da banda, sem deixar cair o ritmo do show.
10. Oh! Darling 11. You´ve Got To Hide Your Love Away
12. Here, There and Everywhere
  • Hora de pegar um fôlego. Os "senhores" de Liverpool precisam diminuir um pouco o ritmo. Baladas ao violão, com arranjos minimalistas são uma ótima pedida agora.
13. Penny Lane 14. Sgt. Pepper´s Lonely Hearts Club Band
15. Magical Mistery Tour
  • A sequencia seguinte traz músicas da fase psicodélica dos Beatles, mostrando a riqueza dos arranjos instrumentais e preparando para o final do show. Apoteótico.

16. My Love (Paul McCartney) 17. Blackbird/Yesterday

18. Let it Be 19. Imagine (John Lennon) 20. Hey Jude

  • Para terminar, as baladas consagradas que não poderiam faltar e que todos conhecem. Além de uma música de Lennon e uma de McCartney. Clima de celebração total no palco e na platéia. Todos cantando juntos.

Bis

21. Live and Let Die 22. It Don´t Come Easy (Ringo Starr) 23. My Sweet Lord (George Harrison)

24. Help
  • Para o Bis, um clássico "ópera" dos Beatles, uma música solo de Ringo Starr, uma de George Harrison e, por último, o maior sucesso da banda. "Help"!

Fim de papo. Na minha cabeça, esse seria o show dos Beatles caso eles resolvessem (e pudessem) se reunir hoje. Com certeza, um show histórico. O maior espetáculo da Terra!

10 comentários:

  1. Eu só mudaria uma coisa: Sgt. Peppers abrindo o show.

    ResponderExcluir
  2. Que isso! Contei com 95% da concordância do Tio Didi em um post. Histórico!

    ResponderExcluir
  3. Eu tô com tio didi, sgt. peppers para abrir a turnê inteira, passando por bh show no Chevrollet Hall, outra coisa, o titio anda ocupadasso aí em bsb, heim? Postando toda semana agora?
    E por mais que sejam músicas para caralho, todoas boas, ainda ia ficar com um quezinho de quero mais, ainda assim eu ia ficar querendo muitas outras que não estão no repertório.

    ResponderExcluir
  4. Joga na mega-sena, edinho! Tão todos concordando com as músicas que vc escolheu... só a ordem de uma que é questionada... rs

    ResponderExcluir
  5. ah...falando em Beatles....tem um trem do Fab Four direto de Liverpool pra vc aqui....
    abrasssss

    ResponderExcluir
  6. É mesmo? Vc voltou Linão???? Depois eu passo aí pra gente conversar.

    ResponderExcluir
  7. eu nao concordo...
    colocaria all you need is love no lugar de imagine...

    ResponderExcluir
  8. Acho que no dia do show ninguém tinha citado "Help" como última, ou tô enganada?
    Mas combinou.


    Só colocaria Michelle e Golden Slumbers nas paradinhas.

    ResponderExcluir
  9. Não. Ninguém citou Help mesmo não. Mas é que eu tb achei que combinou. Era aquela: eu não acredito que eles vão terminar o show sem tocar Help! Rs. Sobre Michelle, foi retirada na última seleção antes do set list final. É que eu acho que não fez mto sucesso... Além do mais, não achei um lugar pra ela no perfil do show. E sobre Golden Slumbers, eu preferi colocar Live and Let Die.

    ResponderExcluir
  10. tinha sim...
    nao lembro quem, mas alguem falou que help era a ultima sim...

    ResponderExcluir