quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Pessoas Elvis e Pessoas Beatles

Quentin Tarantino, em uma das cenas cortadas de Pulp Fiction, lançou uma pergunta que martela a minha mente até hoje: seria eu uma pessoa Elvis ou uma pessoa Beatles? Não se trata aqui de uma questão de preferência, e sim, de quem você é, em geral. Hoje resolvi aprofundar na questão e procurar entender o que faz de uma pessoa Elvis ou Beatles. Os "garotos de Liverpool", ou "Fab Four" ("Quarteto Fantástico"), como eram chamados, obtiveram fama, popularidade e notoriedade até hoje inéditas para uma banda musical, e se tornaram a banda de maior sucesso e de maior influência do século XX. Considerado o grupo musical mais bem-sucedido da história, sendo os seus membros aclamados por público e crítica, com mais de um 1 bilhão de álbuns vendidos em todo o mundo. O Rei do Rock, ou Elvis The Pelvis, ficou conhecido por sua maneira extravagante e ousada de dançar. Uma de suas maiores virtudes era a voz, sendo avaliado como um dos maiores e por outros como o melhor cantor popular do XX. Trinta anos depois de morrer, Presley ainda é o artista solo detentor do maior número de "hits" nas paradas mundiais e também é o maior recordista mundial em vendas de discos em todos os tempos com mais de 1 bilhão de discos vendidos em todo o mundo. Entretanto, a discussão não é objetiva e sim, subjetiva. São os traços de personalidade que marcam o antagonismo, sendo certo que não há como a pessoa ser, ao mesmo tempo Elvis e Beatles.
A pessoa Elvis é aquela que valoriza a família e as tradições. De formação religiosa cristã, não se aventura pelas incertezas do ocultismo. É uma pessoa vibrante, animada, atenciosa aos amigos. Procura aproveitar o máximo da vida. Gosta de comer e beber bem. Gosta de luxo, de glamour. Com muito entusiasmo e energia, se empenha em novas tarefas sem se preocupar em terminá-las. É o tipo de pessoa agregadora, que busca atender e agradar a todas e evita conflitos interpessoais ou situações tensas. Prefere construir ambientes harmônicos em que todos se sintam bem. As pessoas Elvis são grandes contadoras de histórias. Podem passar horas com os amigos relembrando velhos casos e piadas. São apaixonados. Deixam a emoção tomar conta da razão. Deixam transparecer auto-estima elevada e por isso atraem pessoas para sua companhia. Essas pessoas tem que tomar cuidado para não serem egocêntricas ao extremo, o que pode causar inveja dos outros, egoísmo e transformá-lo em uma pessoa solitária. A pessoa Beatles é antenada, ligada ao futuro e às possibilidades. Aberta a novas aventuras, não tem medo de explorar as forças espirituais. É discreta em suas ações, mas tem o poder de conquistar o respeito e o reconhecimento de todos. Não se deixa levar pela frivolidades do mundo. Tem os pés no chão. Acredita na força do trabalho, da concentração e sabe que o sucesso vem do esforço. Prefere ter poucos, mas fieis amigos à congregar um monte de aproveitadores. É uma pessoa mais reservada em suas ações, mas não tem medo de expor suas opiniões e brigar por elas em todos os níveis. Tem orientação política e filosófica definidas, geralmente de posições radicais. Não tem apego a costumes e tradições, nem tampouco a ícones. Não faz questão de estar em companhia de pessoas que não acreditem em suas opiniões ou critiquem suas atitudes. Tem certeza de que são os melhores e não precisam de ninguém para dizer-lhes isso. E você, é Elvis ou Beatle?

14 comentários:

  1. depende...
    acho que sou elvis...mas tb me enquadro como beatles...rsrsrs

    ResponderExcluir
  2. EU SOU CRUZEIRENSE DESDE CRIANCINHA, SOU PORTLAND TRAIL BLAZERS DE CORAÇÃO,NÃO FUMO, NÃO BEBO, NÃO USO DROGAS, SOU LACANIANO "DE COLÁ DEQUALCO", PV DE CARTEIRINHA E SOU BEATLES DE CARREGAR BANDEIRINHA E TUDO MAIS!

    ResponderExcluir
  3. Sabe que só agora notei que o layout mudou? Enfim, não entendi qual foi o critério para essa teoria maluca aí. Seguindo ela, acho que fico bem no meio do caminho. Como se fosse os Beatles tocando clássicos do Elvis. Tem como?

    ResponderExcluir
  4. Didi, isso eu queria chamar de pessoa Rolling Stones. A que fica entre Elvis e Beatles. Mas o Leo não concordou com essa classificação.

    ResponderExcluir
  5. Hahahha. Já há pessoas rompendo as classificações.
    Eu sou uma pessoa Radiohead.

    ResponderExcluir
  6. Em uma escala de 0 a 10, em que 0 é Elvis e 10 é Beatles, a pessoa Radiohead seria 8 ou 9? A pessoa Rolling Stones seria, na minha opinião, 4.

    ResponderExcluir
  7. pq o beatles eh 10??????
    o elvis eh que deveria ser...

    ResponderExcluir
  8. Foi só porque eu escolhi colocar Elvis antes de Beatles desde o início. E porque o 10 é melhor que o 0? Não tem isso não... o 0 pode ser melhor. Não há implicação de juízo de valores nessa escala não.

    ResponderExcluir
  9. Eu prefiro beatles pela descrição da pessoa e pela banda.

    ResponderExcluir
  10. OBS: Mais de 2 postagens por semana? Que milagre é esse? Só falta o Diogão acompanhar o ritmo (com textos prórios agora)

    ResponderExcluir
  11. Ah, Edinho postou uma coisa aqui de Carlos Drummond ou coisa parecida e ninguém falou nada.

    ResponderExcluir
  12. eu prefiro(idolatro) Elvis, mas curto Beatles;

    mas por suas discrições..
    eu sou um Elvis com ascendencia em Beatles ;]

    e bom.. no gosto também, amo elvis.. e tenho uma queda por beatles

    :]

    ResponderExcluir