sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Talking Heads

Escolhas. No início dos anos 2000, dois grandes shows movimentaram Ouro Preto. Um, o mais famoso, do Skank, que virou um DVD "MTV Ao Vivo", o outro, menos famoso mas não menos cheio, do Jota Quest. Eu devia ter uns 16 ou 17 anos, e o costume era passarmos todo o mês de julho, ou uma parte dele, em Ouro Preto, no Festival de Inverno. Durante o Festival de Inverno a cidade estava sempre movimentada, cheia de jovens que se achavam artistas hippies e, principalmente, cheia de meninas doidinhas vindas de São Paulo. Esse universo povoava as noites da cidade, que passavam a ser regadas por algum programa cultural na Praça Tiradentes, como o show do UAKTI, um amontoado de barulhinos na noite fria. Entretanto, nesses festivais, em meio a muito frio e vinho chapinha (que eu não bebia, é óbvio), costumavam aparecer uma ou duas bandas grandes, geralmente no dia 8 de julho, data em que é comemorado o aniversário da cidade. Nesses dias, o show era o evento obrigatório. Toda a cidade, e muita gente vinda de BH, Itabirito e região, se reunia na Praça Tiradentes para o show de graça. Me lembro bem do show do Jota Quest. Cidade lotada, meus primos de Belo Horizonte se aprontando, eu e os meninos em Ouro Preto para o festival de inverno. Palco montado. Grande estrutura. Você poderia achar que eu iria ao show do Jota Quest. Escolhas. O show rolando na praça e eu, Leo, Diogo, resolvemos ir prestigiar o show da Banda Marakujina, que ia ocorrer na mesma noite. Isso é que é ser alternativo. A Marakujina não passava de uma bandinha pop-rock de garagem de Ouro Preto, mas eu gostava do show deles porque uma vez, acho que quando eu tinha 14 anos, em uma das minhas primeiras saídas, eles tocaram no CAEM (que é a "boate" de Ouro Preto). E, nesse show, mandaram o que só depois eu descobriria se tratar de Psycho Killer, do Talking Heads. Me amarrei no "fa fa fa fa" e nasceu o mito Marakujina. Se fosse hoje, com certeza iria no show do Jota Quest, não por gostar da banda, mas por não ter o menor sentido trocar um show profissional, cheio de sucessos, com grande som, luz, por um showzinho mediocre de uma bandinha de fundo de quintal, ainda pagando. Para piorar, é óbvio que o show da Marakujina começou após o do Jota Quest. O que lembro, me deixou puto na época. Desse episódio, fica o Talking Heads, motivo pelo qual eu gostava dos shows do Marakujina. Essa é uma banda revolucionária liderada pelo igualmente doido David Byrne, que promovia uma fusão do rock com qualquer outra coisa, sendo rock, pop, punk, new wave, intelectual, funk, barulinho, mas sem ser chato. Isso depois foi chamado de World Music, e o Sting fez parecer um porre. Quer dizer, na verdade é banda para músico. Exemplo disso é o fato de a música "Radio Head", do álbum True Stories de 1986 do Talking Heads, servir de inspiração para Thom Yorke batizar, anos mais tarde, a sua banda, o Radiohead, atual queridinha do rock e que se apresenta no Brasil em breve, com status de maior headliner do ano. No Brasil, os Talking Heads são idolatrados por gente como Herbert Vianna. Os Paralamas até chegaram a fazer uma versão de "Life During Wartime" em seu MTV Acústico. Talking Heads é uma grande referência, para mim, de experimentalismo e criatividade pop.
Ouçam Radio Head, que inspirou o nome da banda homônima: http://br.youtube.com/watch?v=QegMMLu5al4 "Fa fa fa fa": http://br.youtube.com/watch?v=l5zFsy9VIdM "Life During Wartime" - na versão original: http://br.youtube.com/watch?v=EYtExWp8vDI&feature=related

4 comentários:

  1. Vai bancar o cult, aí se ferra! rsrsrs

    Mas a vida é assim: cheia de vitórias e derrotas! E normalmente essas últimas reunem as melhores e mais engraçadas histórias! Como a deste post!

    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Não me lembro de música do Talking Heads. Mas me lembro do show do Nó Em Pingo D'Água.

    ResponderExcluir
  3. Nao entendo porque toda vez que eu leio Talking Heads eu penso em Smashing Pumpkins.

    De qualquer maneira,espero ainda um dia ter meu periodo de reinado em Ouro Preto, sera?

    Caique Almeida
    uklafayette.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. É... pode ser que nesse dia eles não tenham tocado Psycho Killer. Mas eles tocaram no sobredito show do CAEM... e isso foi o que ficou na minha cabeça Didi. Gotardo, sua hora vai chegar em OP. Enquanto isso, pra esse ano está marcado um Carnaval como aqueles de outrora...

    ResponderExcluir