terça-feira, 14 de outubro de 2008

Cazuza

"Não estou correndo atrás da morte, mas da vida".
Cazuza, em entrevista à Veja, em 1989.
Dizem que Cazuza escreveu "Codinome Beija-Flor" na cama do Hospital São Lucas no Rio, inspirado pelos beija-flores que via da janela do quarto em que ficou internado durante o tratamento de uma das pneumonias que contraiu em decorrência do vírus da AIDS. O ano era 1985 e o mundo despertava para o HIV, que durante os anos 80 e início dos 90 mataria ainda muita gente, incluindo ídolos eternos como Freddie Mercury e Renato Russo. Entretanto, com Cazuza foi diferente. Ele se expunha. Se expôs. Dividiu a doença com todos, lutou pela vida sabendo da morte, e nessa condição, ainda produziu alguns dos maiores clássicos do cancioneiro nacional. Quando Cazuza morreu, em 1990, eu lembro que houve uma grande comoção nacional. Lembro também de perguntar à minha mãe porque ele tinha morrido, e lembro mais ainda da resposta: câncer. Naquela época a AIDS era um tabu. E eu só tinha 7 ou 8 anos para ser introduzido àquilo. Hoje já não causaria o mesmo impacto. Durante anos eu acreditei que o Cazuza tinha morrido de câncer. Engraçado. Cheguei até a discutir com pessoas que falavam que era AIDS. Mãe não mente né, ainda mais pro filho! Se bem que no início, a AIDS era conhecida como "câncer gay". Ponto pra ela. Enfim, não importa o fim da história, que todos conhecem, e sim a lição. Cazuza sempre me passou a imagem de alguém feliz, contemplado com a sorte de viver e poder desfrutar da vida. Exercitou até o limite o seu livre arbítrio e nunca demostrou arrependimento de qualquer natureza. Acreditava no poder da poesia e cantava o amor, que promoveu e viveu, com o exagero dos poetas. Suas músicas deixam registradas lições de quem viveu pouco mais de 30 anos e aprendeu o que talvez nós nunca vamos compreender: "Ah, pra que chorar / A vida é bela e cruel, despida / Tão desprevenida e exata / Que um dia acaba". Acaba. Carpe diem.
Para Roberta, com carinho.
Ritual (uma das mais belas do Cazuza): http://br.youtube.com/watch?v=Qw4ZWLROaNs&feature=related

6 comentários:

  1. eu tenho mesmo q comentar??????
    nao sei nem o q falar...
    obrigada...rs

    ResponderExcluir
  2. pra mim, esse e o melhor ensinamento dele:

    "Vida louca vida
    Vida breve
    Já que eu não posso te levar
    Quero que você me leve"

    e tirando codinome beija flor, q e au concour, essa a melhor musica...

    "Quando a gente conversa
    Contando casos, besteiras
    Tanta coisa em comum
    Deixando escapar segredos
    E eu não sei que hora dizer
    Me dá um medo, que medo
    Eu preciso dizer que eu te amo
    Te ganhar ou perder sem engano
    Eu preciso dizer que eu te amo
    Tanto..."

    pronto,acho q ja comentei...rs
    bjus

    ResponderExcluir
  3. uai, nao vai comentar nao????????
    hehehehehehehehehe

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. "...E nessa novela eu não quero
    Ser teu amigo

    É que eu preciso dizer que eu te amo
    Te ganhar ou perder sem engano..."

    ResponderExcluir