domingo, 19 de outubro de 2008

Raimundos

O dia era 8 de outubro de 1999. Uma sexta-feira. Esse foi o primeiro show do Silent Bob & The Jay Jay´s, durante o recreio do Colério Dom Silvério. Quem conseguiu o espaço foi o Joca, nosso eterno roadie (que aparece no canto esquerdo da foto, de azul, com um microfone na mão). Como se pode ver, fomos todos de terno. Idéia do Yan, que acabou indo sem terno. Era um fanfarrão mesmo. Por que é que as bandas novas insistem em tocar de terno? Hoje eu não faria isso de jeito nenhum! A curisosidade é que o colégio abria o espaço dos recreios para que os alunos pudessem mostrar suas bandas e o Joca na verdade não fazia parte da banda, como músico. Mas, para tocarmos, tivemos que colocá-lo de backing vocal, com o microfone desligado. Só que naquele dia não era só o microfone do Joca que foi desligado. Algum engraçadinho resolveu, no meio do show, tirar a "mesa" da tomada, ou seja, estávamos no meio da música quando tudo parou. Ficou só a bateria, que não estava microfonada. O momento foi de pânico total para nós, que éramos adolescentes, querendo aprovação, e fazíamos o nosso primeiro show. Mas foi também de arrepiar, porque pudemos escutar que todo mundo estava cantando junto a música. Isso ficou claro assim que o som parou. Estávamos tocando "A Mais Pedida", que na época era um sucesso dos Raimundos. Naquele início de banda, nós tocávamos alguuns covers de coisas que faziam sucesso na época, como "Que País é Esse", que tinha acabado de ser regravada pelos Paralamas em seu acústico MTV. Eu sempre gostei de Raimundos, desde o primeiro disco. Eles têm a honra de ser a primeira banda brasileira do mainstream a fazer sucesso tocando punk rock e hardocore. Lembro que quando eu fiz intercâmbio eu não sosseguei enquanto a minha mãe não me mandou o "Lavô tá Novo". Na volta tive que deixar o disco lá, porque meus colegas tinham gostado do som, especialmente de "I Saw You Saying". Enfim, pelo som, pelas letras irreverentes e pela atitude, sinto falta dos Raimundos hoje.

9 comentários:

  1. adorei a foto...
    ficou parecendo aquelas bandinhas americanas q as adolescentes adoram...rsrsrs
    e fala serio, o raimundos da epoca do rodolfo era s4em noçao...
    lembro bem de como as musicas marcaram a minha passagem de criança pra adolescencia...rsrsrsrs
    bj

    ResponderExcluir
  2. Hahahahahaha. Não deu tempo pras adolescentes adorarem, mas essa era uma das idéias.

    ResponderExcluir
  3. Algumas observações: 1 - O que o Jocaconha fazia que o caracterizava como roadie? 2 - Você tem certeza de que esse foi nosso primeiro show? 3 - É sabido por vocês que eu sempre fui contra de tocar essas músicas que faziam sucesso na MTV. Ainda mais essa do Paralamas que é chatíssima.

    ResponderExcluir
  4. 1 - Ele simplesmente nos acompanhava em algumas situações;
    2 - Tenho certeza disso;
    3 - Você tinha razão quando a essas músicas, mas o povo gosta, e elas cumpriram o seu papel.

    ResponderExcluir
  5. Réplica quanto a terceira questão: Alguém aqui pegou alguma mulher por causa dessas músicas?

    ResponderExcluir
  6. E alguém aqui pegou alguma mulher simplesmente porque tinha uma banda?

    ResponderExcluir
  7. Só uma observação que pais é esse é do legião, não dos paralamas! Como bem dito pelo Edinho, foi regravada por essa última banda! rs

    Resposta a pergunta do edinho: normalmente os meninos de banda de "sucesso" no âmbito da escola fazem sucesso com a mulherada! Não é didi???hahaha

    Bjos

    ResponderExcluir
  8. Acho que a palavra chave aí é sucesso. A gente não tinha sucesso. hahahahaha

    ResponderExcluir