quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Lulu Santos

Bom pessoal, hoje eu não trarei pra vocês nenhuma historinha dos "Anos Incríveis" (como disse o Diogo). Ao contrário. Quero fazer mais uma crítica musical. Pensar um pouco sobre Lulu Santos que, na minha opinião, é um dos maiores compositores da música brasileira, e muitas vezes não tem o reconhecimento merecido. Analisando a sua trajetória artística, fica fácil perceber que se trata de um dos artistas mais versáteis do país, que busca sempre se adaptar à atualidade, seja em atitude, seja em sonoridade. Por isso considero Lulu o David Bowie brasileiro. Como se sabe, ainda nos anos 70, Lulu foi um dos fundadores da lendária banda de rock progressivo brasileiro - que ninquém nunca ouviu - o Vímana, que contava ainda com Lobão na bateria e Ritchie nos vocais, além de, por um tempo, Patrick Moraz (ex Yes e Moody Blues) nos teclados. Cansado do rock progressivo, que considerava atrasado para a época (final dos anos 70), Lulu ainda trabalhou como músico de estúdio, já que era um exímio guitarrista, até assinar, em 1981, seu primeiro contrato de gravação. Desde então Lulu lança discos anualmente. Contando com a ajuda de parceiros de peso, como Nelson Motta, ajuda a construir o BRock, designação dada ao rock nacional dos anos 80, cunhando alguns dos maiores clássicos da música brasileira, todos em sintonia com o pop que se fazia lá fora na mesma época, influenciadas pela melodia típica da música brasileira. Nos anos 90, Lulu mais uma vez muda os rumos de sua carreira, e em parceria com o DJ e produtor Memê, bebe das influências eletrônicas para construir novos hits, que se tornam clássicos instantâneos e o catapultam a um sucesso ainda maior que o que ele havia experimentado nos anos 80. Hoje, beirando os 60 anos de idade, Lulu continua um artista produtivo, lançando regularmente discos e músicas inéditas, além de fazer incessantes turnês pelo Brasil. O que chama a atenção é que Lulu parece não se conformar com o sucesso do passado, buscando sempre mostrar ao seu público novidades. Confiram uma pérola perdida no repertório do melhor artista pop brasileiro:

6 comentários:

  1. Só sei uma coisa do lulu, ele não gosta do faustão! hahaha

    ResponderExcluir
  2. Ô loco meu, eu gosto desta super fera que arrepia o Domingão.

    ResponderExcluir
  3. Eu sou suspeita, eu adoro o Lulu!

    ResponderExcluir
  4. Eu achava que só eu acreditava que Lulu Santos é o David Bowie Brasileiro! que bacana isso, boa resenha! nos últimos 31 anos, não tem um período em que o Lulu Santos não esteve. Ele é o camaleão brasileiro.

    ResponderExcluir