domingo, 12 de outubro de 2008

Mamonas Assasinas

Hoje acordei em clima de Dia das Crianças! Não muito feliz, é verdade. É que a síndica do meu "bloco" (que acumula a função de prefeita da "quadra") resolveu fazer uma festa para as crianças, e eu, que fiz um esforço para ver a corrida de madrugada e fui dormir depois das 3 da manhã, fui acordado pelo carro de som às 9 da manhã, tocando Sandy & Júnior na maior altura. Por isso hoje eu resolvi escrever sobre um tema infantil, também em homenagem ao meu amigo Danilo, ao menino Carlos e outros que insistem em não crescer! Como toda criança dos anos 80, eu gostava de Balão Mágico, Trem da Alegria, Trapalhões e Xuxa (sim, Xuxa). Tinha todos esses discos de vinil (e ouvia). Mas, graças a Deus isso durou pouco. Depois eu descobri os Beatles e tudo mudou. Entretanto, quando eu estava na 6a. série (1995), também fui arrebatado pela onda Mamonas Assassinas. Naquela época, eu ia de carona para a escola e normalmente chegava na aula bem cedo. Isso me permitia, dentre outras coisas, copiar o "para casa" de matemática dos colegas, bem como ficarmos conversando antes da aula. Eis que, em uma dessas manhãs, enquanto discutíamos o quando o Bon Jovi era gay, o Daniel me tira da mochila uma fita dos Mamonas e coloca em seu walk man para a gente ouvir. A música era "O Vira". Todo mundo rachou de rir e gostou na hora. Saí da aula naquele dia querendo um cd dos Mamonas. O problema é que ainda não estava vendendo em BH. Demorou ainda umas duas semanas para que eu pusesse a mão naquele cd. Um mês depois, só se falava em Mamonas. Todo mundo sabia as músicas de cor. Engraçado é que, naquela época, nós não considerávamos o Mamonas uma banda de criança (e não nos considerávamos crianças)! Era, para todos os efeitos, uma banda de rock (ou você já viu a MTV passar clipe da Xuxa?). Enfim, em cinco meses os Mamonas se tornaram as maiores personalidades do país. A fama foi tão grande que foi capaz até de emprestar um pouco do sucesso ao Baba Cósmica, do Rafael (grande autor de Sabão Crá Crá e Sábado de Sol). Houve o acidente, o tempo passou, e, por incrível que pareça, os Mamonas ainda são conhecidos e tem seus fãs renovados. Prova disso é que, outro dia, passeando pelas prateleiras de cd das Lojas Americas, vi que eles já estão lançando "coletâneas" dos Mamonas, daquelas baratas. Eu duvido que alguem aqui não tenha o disco dos Mamonas! Está lançado o desafio. Feliz Dia das Crianças.

10 comentários:

  1. Minha relacao com os Mamonas Assasinas comecou em 1996,quando eu os assitia todos os domingos no DOOOOOOOOOOOOOOOOMINGO LE-GAL!

    E me vesti de mamonas e interpretei Bento Hinoto na inauguracao do Ginasio Poliesportivo Jose Alonso.Fotos no orkut!

    Anos depois os Mamonas Assasinas me levaram a investigar uma de suas maiores influencias : Blood Sugar Sex Magik do Red Hot Chili Peppers

    Prova disso e "1406"

    to mentindo?

    Caique Almeida

    http://uklafayette.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Gostei de saber que o atualmente produtor Rafael Ramos compôs Sabão Crá Crá. Eu jurava que essa música era de domínio público.

    ResponderExcluir
  3. É a maioria? Vale 10 reais? Hahahahahahaha. Sei lá Diogo, eu jurava que era, mas olhando agora que a dúvida surgiu, é dos Mamonas mesmo. Composição original.

    ResponderExcluir
  4. sabe o q e mais legal...
    e q qdo tava no auge... eu amava os mamonas, e nem entendia pq era proibido cantar sabao cracra na escola...rsrsrs
    hj e tao diferente ouvir...vc continua rindo, mas entende o q vc so achava engraçado...rsrsrs
    bjus

    ResponderExcluir
  5. É verdade, Roberta, ao ouvir a música deles hoje em dia, percebemos o real sentido delas! E com isso se perde um pouco do "carisma" que elas tinham na infancia! Mas, verdade seja dita, até hoje é engraçado e divertido ouvi-las! hahaha

    E Bon Jovi não é gay! É gato! Aí os meninos ficam com inveja e inventam essas coisas! hahaha

    Bjos!

    ResponderExcluir
  6. Alguém aqui tá falando sério quando disse que ouve Mamonas hoje em dia?

    ResponderExcluir
  7. claro q sim...rsrs
    ouço e toco no violao tambem!

    ResponderExcluir
  8. Quando falo que o Bon Jovi é guei é pura inveja.

    ResponderExcluir
  9. Gay mesmo é vc né! Vc mesmo confessou isso no post acima.

    ResponderExcluir
  10. Lógico que a gente ouve Mamonas, meu caro Édio, principalmente, nas festas de formatura! rs

    ResponderExcluir