terça-feira, 7 de outubro de 2008

Legião Urbana

Estou morando em Brasília e a cada dia me dou mais conta disso nas músicas da Legião Urbana. Acordo antes das 7:00 e vou caminhar no Parque da Cidade, onde o Eduardo se encontrou com a Mônica depois da "festa estranha com gente esquisita". (A propósito, sabiam que "camelo" é gíria para bicicleta aqui em Brasília?) Depois, volto pra casa, tomo banho, tomo café e vou trabalhar. No caminho, atravessando a Rodoviária, vejo a Esplanada dos Ministérios, onde João de Santo Cristo viu as luzes de Natal. Fiz amigos, freqüento a Asa Norte e vou a festas de Rock. Já conheci Taguatinga (e Gama, Águas Claras e Núcleo Bandeirante)... É, estou morando em Brasília e agora sei que o Lote 14 não é um lote vago, como eu sempre pensei, e sim, apenas de um endereço. O que mais me impressiona é que Brasília respira Legião Urbana. Todo mundo conta um caso de algum integrante da banda. Todo mundo conhece alguém que conheceu o Renato Russo, ou foi seu colega de escola, ou seu aluno na Cultura Inglesa, ou morou na mesma "quadra". Muitos conhecem alguém da família dele. Dizem que Renato Russo morava na Asa Sul. Fato é que, apesar de gostar de muita coisa da Legião, nunca fui um "legionário". Mas agora que estou morando em Brasília, as músicas passam a fazer muito mais sentido. É estranho como uma banda pode se identificar tanto com uma cidade. Eu sou mineiro e não identifico a minha origem com Skank ou Jota Quest. Entretanto, me ocorreu mesmo que eu estava morando em Brasília quando eu cheguei em casa mais cedo na semana passada e tinha uma rodinha de violão rolando no pilotis do meu "bloco". Adivinhem o que eles estavam tocando? "Tire suas mãos de mim, eu não pertenço a você..."!

11 comentários:

  1. pq sera q essas sao umas das poucas musicas do renato q eu gosto??????
    sempre me senti um peixe fora d'agua qdo digo q nao gosto de legiao...
    hehehehehe
    acho q nao sou so eu...rsrs...ou sera q voltarei a ser??????
    bjus

    ResponderExcluir
  2. Bom, ao contrário da Roberta, Legião é a minha banda! Sim sim... aquela que escolhemos na adolescência e ocupam para o resto da vida O lugar de destaque!

    Mas como o blog remeteu as músicas deles que lembram Brasília, falarei sobre uma que mt me marcou: Travessia do Eixão... Sempre adooooooooooorei a música! Mas dps de ir a BSB e logicamente não tem como ir para lá e não passar pelo Eixão entendi bem o que ela dizia! E não há nada mais brasiliense do que ela: "Nossa Senhora do Cerrado; protetora dos pedestres; que atravessam o eixão; as seis horas da tarde; fazer com que eu chegue são e salvo; na casa da Noélia; fazer com que eu chegue são e salvo; na casa da Noélia"

    Não é Edinho!?!??!?! hahaha

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. É Carol. Confesso que meu parco conhecimento sobre Legião Urbano não me permitiu conhecer essa música antes, senão estaria no blog, pq não há mesmo como atravessar o eixão. Haahaha. Bjo.

    ResponderExcluir
  4. apenas coincidencia...
    Hahahah,brincadeira.
    Não é facil nunca ter ouvido Lergião.Não é só Brasilia q respira as composiçoes de Renato Russo.Já morei em muitos lugares (sério,não da pra contar só com uma mão,eu me perco as vezes)e sempre da pra ouvi um trechinho aq e ali.Eu ouço,mas não sou fã,fanzona.Acho meio deprimente as vezes.Tem umas letras tão down...
    Mas claro muito boas.
    XD

    ResponderExcluir
  5. É Vika, como todo bom pós-punk, renato russo é deprimente, assim como The Cure, The Cult, Echo & The Bunnymen, The Smiths... Mas eu gosto da música com letra deprê e batida new wave.

    ResponderExcluir
  6. Sou outro que não gosto de legião, já gostei de umas musiquinhas, ainda gosto de outras musiquinhas, maaaaaassss detesto que toda roda de violão tem que tocar legião.
    Legião é o caralho! - Leonardo Torres no blog "Discoteca do Édio"

    ResponderExcluir
  7. É, isso que o leozão falou também é o que eu mais odeio no legião.

    ResponderExcluir
  8. Camêlo também é bicicleta em minas, só que é daquelas toda baranga, tipo barra forte com guidão de mountain bike bolinha de tenis e cd na roda

    ResponderExcluir