terça-feira, 16 de setembro de 2008

Cálix

Tenho que dizer com toda sinceridade de que não me lembro qual foi a primeira vez que eu ouvi a banda Cálix, mas com certeza deve ter sido entre 1999 e 2000, provavelmente em um show ao vivo promovido por algum grêmio acadêmico. Nessa época o Cálix estava sempre fazendo shows com duas outras bandas, a banda “Cartoon” e a banda “Somba”. E esse trio(Somba,Cartoon e Cálix) era sempre chamado para animar as calouradas da PUC-MG ou da UFMG. Não sei bem ao certo o motivo, mas todas as vezes que eu ouço o primeiro álbum do Cálix me vem sempre à cabeça a cidade de Ouro Preto. Talvez por ter ido a alguns shows dessa banda lá, ou pelo som da banda ter bem a cara dessa cidade histórico-universitária e suas repúblicas. O fato é que esse primeiro álbum me marcou muito, pois me abriu a mente para o rock progressivo, quando eu ouvi o álbum “Canções de Beurin” fiquei com a impressão de que já conhecia aquelas músicas e principalmente aqueles vocais de algum lugar. Quando eu ouvia os vocais me vinha a cabeça o clube da esquina, Milton Nascimento e sua turma. Quando eu ouvia o instrumental me sentia em um filme sobre a idade média com cavaleiros e castelos, e não tem como evitar a comparação com o “Jethro Tull”, que claramente deve ter sido uma das maiores influências da banda, que assim como o “Jethro Tull” incorpora elementos da música celta, clássica, o rock progressivo e o art rock. Um outro elemento comum nas duas bandas é que os dois vocalistas, além de cantarem também tocam flauta. O segundo álbum do Cálix é em minha opinião bem melhor do que o trabalho anterior. Eles até largaram um pouco esse lado rock progressivo, mas só um pouco, ainda podemos notar claramente a influência desse estilo musical em algumas das músicas. Se o rock progressivo deixou um pouco de ser influência no som dos caras, um folk rock bem similar ao praticado pelo “Crosby, Stills and Nash” ganhou mais espaço. As músicas passaram a ter muito mais violão, trabalhando em um conjunto harmonioso com os lindos vocais. É claro que a voz meio clube da esquina ainda continuava presente, mas em certas canções percebi um vocal meio “Sá e Quarabyra”, meio caipira, mas muito bom. As letras melhoraram, ficaram mais modernas e umas até mais politizadas, uma inclusive falando sobre o atentado terrorista ao World Trade Center. A banda lançou ainda em junho do ano passado, um DVD ao vivo(Cálix Ao Vivo), marcando os 10 anos de existência da banda, contando com a participação de uma orquestra especialmente formada para este DVD. “Cálix Ao Vivo” conta com os antigos sucessos dos 2 primeiros álbuns e mais oito novas músicas. Comfiram: A Roda - http://www.youtube.com/watch?v=hd1n3WyLJM0

17 comentários:

  1. você começa o texto como um velho caduca. não se lemba de porra nenhuma. a propósito, adorei o "claramente deve ter sido". poético.

    ResponderExcluir
  2. Velho caduca é sua mãe... "começa a falar aqui cumpadi". E não é "claramente deve ter sido", e sim "com certeza deve ter sido", tá?

    ResponderExcluir
  3. Hahahahahahah. Vão vcs dois colocarem o chapéu do "Somba".

    ResponderExcluir
  4. Que que tem o chapéu do Somba? Tinha alguma história engraçada, tirando o fato do chapéu em si ser engraçado, para não falar ridículo.

    ResponderExcluir
  5. Ao contrário do Léo, lembro-me perfeitamente do 1º show do Cálix que fui (O que demonstra que não estou gagá, né, Didi? rs). Foi em Campos, nos idos de 2000, quando por lá ainda morava. O show foi numa praça e foi muito bom, e sim eles estavam acompanhados, dos, então, na época, seus fieis escudeiros: Somba e Cartoon! rs

    bjos

    ResponderExcluir
  6. O Cálix já tocou fora de BH? hahahahaha

    ResponderExcluir
  7. Já! Pode perguntar pra Fabi... de repente ela tb estava neste mesmo show tb! rs

    ResponderExcluir
  8. não ia falar nada não, mas você escreveu os dois. "claramente deve ter sido" e "com certeza deve ter sido", em momentos diferentes do texto.

    ResponderExcluir
  9. não, esse ai eu não estava presente não. mundo é pequeno mas não vamos exagerar hahahahha

    ResponderExcluir
  10. Bombando isso daki... praticamente um chat room

    ResponderExcluir
  11. o que tá rolando em BH esse final de semana?

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. To chegando aí amanhã pra quebrar tudo com vocês.

    ResponderExcluir
  14. PORRA EDÃO, VOCE FALOU Q IA QUEBRAR TUDO, MAS NÃO PRECISAVA QUEBRAR MEU PS2, EU IA TROCAR ELE NÉ UMA BATERA MICHAEL DA HORA.

    ResponderExcluir