segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Leo Jaime

Até hoje eu só pedi dois autógrafos. Um, quando eu tinha uns 13 anos, em Guarapari, nas férias com a minha família. De repente, quando eu olhei pra trás, um círculo de crianças havia se formado em volta de um banquinho na beira-mar. O barraqueiro disse que um rapaz era jogador de futebol do Cruzeiro. E era o Belletti. Na época, não o conhecíamos, mas confiando no barraqueiro pegamos o autógrafo assim mesmo. Lembro que levamos um daqueles porta-guardanapos e pegamos uns 10 guardanapos de autógrafos. Anos mais tarde o jogador até que ficou famoso. O outro, bem, este eu pedi mesmo, sabendo o que eu estava fazendo. Normalmente acho ridículo as pessoas ficarem de tietagem, tratando famosos como se fossem seres de outro mundo, mas eu fiz questão de ter o meu disco do Leo Jaime autografado. Sim, eu me orgulho de ter o vinil "Sessão da Tarde" autografado pelo Leo Jaime. E olha que faz pouco tempo isso (uns 4 anos). Foi em BH, numa apresentação violão e voz do Léo Jaime, em dueto com o guitarrista do Ultraje, no Café Cancun (um restaurante/boate que já até fechou). Sempre fui fã dos trabalhos do Leo Jaime, e quando soube do show, fui um dos primeiros a comprar o ingresso. No dia do show não pensei duas vezes antes de colocar o meu vinil e um pincel atômico no carro. Assim que o Leo Jaime entrou na casa, levantei o disco, e ele veio na mesma hora em nossa direção. Solícito, deu os autógrafos. Ainda emprestei minha caneta para que ele desse outros autógrafos. Triste mesmo foi que, enquanto eu voltei ao carro para deixar o disco autografado (para curtir o show de mãos livres), o Leo Jaime foi tirar foto com o pessoal que estava comigo, e eu fiquei sem aparecer na foto. Desde criança lembro de gostar das músicas do Leo Jaime, que eram sucesso nas rádios da época. As suas músicas falam diretamente comigo, o que eu quero ouvir, e dizer. Gosto das melodias e letras de estilo simples e que conseguem ir direto ao ponto. Gosto do estilo anos 50 das músicas, dos arranjos new wave, dos romances fantasiados, da rebeldia rasa, imagens de um mundo que não existe (e acho que nunca existiu, a não ser nos filmes). Falando de música, "Sessão da Tarde" parece uma coletânea, todas as músicas são famosas. Os outros discos, apesar de mais obscuros (ou menos recheados de sucessos), são igualmente geniais na minha opinião. Não deixem de conferir seu trabalho como compositor, cunhando sucessos que marcaram época cantados por Kid Abelha e os Abóboras Selvagens, Leoni, João Penca e seus Miquinhos Amestrados, dentre outros. Leo Jaime também é jornalista, cronista, e até comentarista de futebol. Em 2008 Leo Jaime lançou seu primeiro disco de inéditas em quase 20 anos. Este eu ainda não consegui ouvir. Se alguém tiver, ou souber onde eu consigo...

http://br.youtube.com/watch?v=J6dwER75Wwo&feature=related

3 comentários:

  1. Finalmente, um post com o qual me identifico mais! hahahaha
    De todas as características que vc citou dele, a que mais me atrai é romances fantasiados! Pq será??? Coisa de mulherzinha??? Quem sabe.... hahahhaa

    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Edio, fico ai surpreendido com a honestidade de suas historias,consigo perceber o quanto vc tava com essas historias na garganta.

    Porra,e as musicas sao do caralho.
    Alias,nem todas.

    Sucesso.

    ResponderExcluir
  3. É Carlos, vai me conhecer pelo blog hein. Quem diria.

    ResponderExcluir